sábado, 8 de junho de 2013

Produzir pneu remoldado requer aval do Inmetro



Os pneus remold são remanufaturados a partir das carcaças de pneus usados. O principal atrativo é o preço: custam em média 50% menos que os modelos novos.
Contudo, a compra desse tipo de pneu pede cuidado. A principal orientação é adquirir produtos com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Técnicos do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) fiscalizaram fabricantes na cidade de São Paulo. Das sete indústrias visitadas, quatro não tinham o registro do Inmetro ou estavam com o documento vencido. A remanufatura só pode ser feita por empresa autorizada pelo instituto.
Editoria de Arte/Folhapress
Na operação, 13 lojas que vendem remoldados também foram visitadas -- duas tinham produtos fora dos padrões. Ao todo, foram apreendidos 1.430 pneus irregulares.
"O pneu remoldado, recapado ou recauchutado deve trazer o selo do Inmetro legível nas laterais, estampado em alto relevo", explica Marisa Amorim, diretora de conformidade de serviços do Ipem-SP.
A recapagem aplica uma nova camada de borracha na banda de rodagem. Na recauchutagem, a substituição vai até as laterais. Já na remoldagem, toda a estrutura é recoberta.
durabilidade
O procedimento é comum em pneus de carga, que são mais caros, mas cerca de 10% dos pneus de carro são remold. Especialistas ouvidos pela Folha alertam que, apesar de mais baratos, eles têm durabilidade inferior em comparação aos equipamentos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário